O jogo de damas é um jogo de séculos, com suas raízes fincadas ainda na idade média. A história da modalidade confunde-se com o história dos jogos de tabuleiro, que passaram por Platão, os Faraós, a Grécia e Roma antiga, a guerra de Tróia, a invasão dos árabes judeus na península ibérica, as expedições ao oriente, a descoberto do novo mundo, a revolução francesa, a revolução industrial, as guerras mundiais, até os dias de hoje.

Um jogo extremamente útil ao ser humano podendo ser desenvolvido em todas as áreas da sociedade, seja de forma recreativa, esportiva, educacional, inclusiva social e inclusão digital e de saúde.

Quando falamos em damas não estamos falando em apenas um jogo, mas sim, uma família de jogos, visto que existe a jogabilidade com as mesmas regras em diversos tamanhos de tabuleiros, bem como, também é jogado em diversas regras pelo mundo afora. O jogo está oficialmente em mais de 70 países que hoje são filiados a FMJD, mas, atinge muito mais países informalmente.

Com seus benefícios igualmente comparados cientificamente ao xadrez e go, seu campo de desenvolvimento é amplo, agindo nas mais importantes áreas públicas, como educação, saúde, esporte e social. Tem uma história rica no mundo e no Brasil, onde se estabeleceu de fato como esporte na década de 50, mas muito antes disso já havia o jogo de damas por aqui.

Nesse espaço você encontrará tudo sobre o jogo de damas! Saiba como jogar, conheça a história e os benefícios do jogo, dentre outras informações muito úteis.

Desejamos a você uma boa viagem pelo nosso tabuleiro!


APRENDA
COMO
JOGAR
* * * * * * *