Gostou dessa matéria?
O projeto DamPlay objetiva expandir a divulgação do jogo de damas de forma dinâmica e gratuita a todos interessados, promovendo a grandiosidade do nosso esporte, fazendo chegar informações e conteúdo de qualidade a todos.
Se você entende que o projeto DamPlay é importante e deseja auxiliar na manutenção e crescimento do mesmo, você pode fazer a sua parte.
AJUDE ESSE PROJETO
Doe via PIX usando o QR Code acima ou pela chave celular 18988159402
São divulgados os regulamentos das competições governamentais do Estado de São Paulo
A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo divulgou e publicou em Dário Oficial os regulamentos das suas competições. Para a modalidade do jogo de damas não houve nenhuma alteração em relação aos regulamentos do ano passado.
O calendário esportivo estadual em São Paulo é riquíssimo, promovendo competições de alto nível e ato poder de massificação para todas as idades. Em 2023 o jogo de damas esteve presente em mais de 200 municípios do Estado participando oficialmente e efetivamente dessas competições. Isso perfaz, segundo levantamento da Federação Paulista de Jogo de Damas, mais de 700 profissionais envolvidos com o esporte nos mais de 650 municípios paulista. Calcula-se que mais de 16 mil pessoas, entre alunos e atletas tiveram contato de forma sistematizada com o jogo através do calendário estadual do esporte.
JOGOS REGIONAIS
A competição chega em 2024 a sua 66ª edição e é o carro chefe do jogo de damas no Brasil, onde se encontram os grandes nomes da modalidade. Também é o local onde se sedimenta os novos talentos, através da categoria até 21 anos.
Em 2023 foram 97 municípios inscritos para disputar a competições nas oito regiões esportivas. As duas melhores equipes classificam-se para os Jogos Abertos do Interior, maior competição de damas por equipes da América, e que segue o mesmo regulamento.
Para 2024 o Estado manteve o regulamento do ano anterior em sua íntegra, o que não trás novidades aos municípios para sua preparação.
JOGOS DA MELHOR IDADE
A competição, antes intitulada Jogos do Idoso, chega esse ano a sua 26ª edição. É disputada entre jogadores com 60 anos ou mais, nas categorias masculino e feminino.
O JOMI é a maior competição master da América, movimentando mais de 200 municípios no Estado e para o jogo de damas, é como se fosse o Campeonato Brasileiro, dada a força dos jogadores participantes.
Regulamento da competição ainda não publicado
JOGOS DA JUVENTUDE
Os Jogos da Juventude do Estado de São Paulo é disputado entre atletas até 18 anos e estará sendo promovido pelo 33ª vez. Com final no ícone Araçatuba, essa competição é responsável pelo segundo passo do damista e a migração do mesmo do nível escolar para o nível de rendimento.
JOGOS ESCOLARES
Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo é um dos maiores do mundo e é onde nasce todos os grandes talentos do Estado. Movimenta um gama gigantesca de alunos jogadores e potencializa e abastece o Estado com jogadores para todas as demais competições.
Esse ano a competição de damas apresenta uma reformulação, proporcionando maior dinamismo e integração aos alunos.
Regulamento da competição (página 45)