Gostou dessa matéria?

O projeto DamPlay objetiva expandir a divulgação do jogo de damas de forma dinâmica e gratuita a todos interessados, promovendo a grandiosidade do nosso esporte, fazendo chegar informações e conteúdo de qualidade a todos.

Se você entende que o projeto DamPlay é importante e deseja auxiliar na manutenção e crescimento do mesmo, você pode fazer a sua parte.

AJUDE ESSE PROJETO

Doe via PIX usando o QR Code acima ou pela chave celular 18988159402

Regulamento dos Jogos Escolares passa por reformulação para oportunizar mais dinamismo a competição

A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo promoveu mudanças substanciais no regulamento de damas dos Jogos Escolares, com o objetivo de oportunizar maior interação social esportiva aos alunos de rede de ensino estadual.

Propondo uma composição regulamentar mais dinâmica e moderna objetiva-se atingir às seguintes melhorias em prol da competição, do calendário do Estado e das escolas e alunos:

  • Aumento do intercâmbio técnico e social do aluno, com a abolição do sistema eliminatório, gerando ao aluno, professor e escola, uma experiência mais rica por meio dessa ação esportiva oficial, com uma vivência esportiva, social e educacional mais completa;
  • Melhorias na organização das fases anteriores à fase final, através de um regulamento mais padronizado e com diretrizes mais diretas e claras;
  • Com o aumento das competições, e consequentemente das premiações, aumenta-se a atração pelo evento, tornando a conquista (objetivo maior do aluno) mais palpável e mais atraente aos participantes;
  • A formatação com três competições em diferentes tempos de raciocínio oportunizará a conquista de medalha (obter sucesso individual e coletivo) a cada três dias de competição, além de se ajustar aos modelos de competições dos países mais desenvolvidos da modalidade;
  • Por fim, pretende-se oportunizar o poder de reação dos alunos. A faixa etária dos Jogos Escolares apresentam participantes com pouca experiência e ainda em formação em seu nível de jogo (o que é muito natural).

Essa inexperiência, muitas vezes, provoca derrotas inesperadas no início da  competição, o que impossibilita à escola conquistar uma medalha. Isso não significa que essa equipe não possua potencial para uma classificação melhor.

Havendo as disputas em três tempos de raciocínio diferentes, além de criar a oportunidade da escola (e alunos) buscarem se superar, também se oportuniza que cada aluno possa desenvolver seu nível de jogo no tempo em que melhor se adapta (tem alunos que jogam melhor com mais tempo de  jogo e tem alunos que jogam melhor com menos tempo de jogo). A ideia é proporcionar a possibilidade de diferentes competidores evoluírem no tempo  certo, com o necessário ajuste às diferenças individuais.

Sim. A competição será disputada a partir de 2024, em três disputas diferentes: clássica, rápida e blitz. A melhor equipe, somando as classificações nas trêws competições será a escola campeã estadual.

 

CONFIRA O REGULAMENTO NA ÍNTEGRA (página 45)